sábado

Turismo ... importante fenômeno para o comportamento humano ... no RS?







A sensação de partir para algum lugar diferente ou curioso, mais quente ou mais frio, bonito, tranqüilo ou badalado, não importa, é no mínimo, estimulante para o ser humano!
As interessantes afirmações a seguir sugerem o começo de uma reflexão sobre a possibilidade de aceitarmos o turismo como uma importante atividade para a constituição do “saber” do ser humano.
...

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não só por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..." (Mar sem fim, Amyr Klink)
...


“O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido.” (Wikipédia)
...

Sendo assim é natural pensarmos o turismo como um fenômeno q supre necessidades inerentes ao ser humano, considerá-lo como instrumento eficiente em termos de favorecer a descoberta de origens mesclada de relação entre hábitos e história, de provocar a absorção do conhecimento e a superação do desconhecido; de saciar a sede do diferente e o desejo pela aventura; de acalmar a “angústia por mais”, a necessidade de ir e a ansiedade tão comum no cotidiano.


Então, aqui fica a proposta para que o gaúcho se proponha a pensar as seguintes questões:
- O turismo pode ser a ponte entre o individuo e a interação com seu mundo?
- O Rs com seu inigualável aparato arquitetônico, histórico, cultural, geográfico, náutico e natural pode proporcionar a realização deste “público exigente” e a satisfação de uma enorme necessidade de interação e resgate?

O Brasil RS, já tem estas respostas e a determinada ação em função deste imenso potencial e convidamos o Rio Grande do Sul e o mundo a acreditar conosco no desenvolvimento deste rico e nobre estado!


Um abraço cheio de crença 'no turismo que pode acontecer'!!


Simone Bilhalva