terça-feira

Brasil 2014: uma visão a partir do marketing e do turismo

A importância dos aspectos que definem o marketing de um país: Identidade, Personalidade e Comunicação


Desde os anos 80, quando tive a possibilidade de assistir à Copa do Mundo de 1982, na Espanha, e, posteriormente, de 1984 a 1986, quando atuei como responsável pelo marketing da candidatura de Barcelona aos Jogos Olímpicos de 92, descobri que estes dois grandes eventos esportivos são as mais importantes vitrines mundiais para mostrar um país ou uma cidade ao planeta.

Para aqueles que, como eu, trabalham na área de marketing, ter esta ferramenta à disposição é um privilégio único. A Copa, por ocorrer em uma nação – diferentemente dos Jogos Olímpicos, que estão focados em uma cidade –, oferece maiores possibilidades de ser utilizada como apresentação da imagem de um país. Em 2014, para muitas pessoas será quase a quebra da imagem estereotipada e primária que se tem sobre o Brasil e, para outros, mais experientes, uma renovação desta imagem. Para que isso de fato aconteça é importante que, além dos aspectos técnicos (estádios, organização etc.), sejam também considerados os três aspectos que definem o marketing de um país: Identidade, Personalidade e Comunicação.

A Identidade pode ser simplificada como a soma da história e do presente e transmite informações e valores associados que permitem definir se estamos falando de um país que já foi ou de um país que foi e agora é. O desafio será mostrar um novo Brasil, o que desejamos ser a partir de agora e para os próximos anos, tornando-o uma nação de referência mundial.

Já a Personalidade é a soma do que se faz e como se faz, e que nos leva também às informações sobre as realidades econômica, tecnológica, social, entre outras. E, sobretudo, ao jeito brasileiro de viver a vida, de assistir aos jogos e de fazer com que os turistas valorizem o diferencial que é hoje mais destacado nas pesquisas de satisfação após a viagem ao Brasil, o povo brasileiro.

A Comunicação, terceiro e último aspecto, é o que vamos comunicar e como estes elementos vão ser comunicados em relação ao Brasil, à Copa e às cidades-sedes. Neste ponto, quero enfatizar a grande oportunidade que se apresenta para todo o mundo da comunicação brasileira. É a hora de mostrar que a criatividade, tantas vezes premiada em festivais de publicidade, pode também ser aplicada aos temas da Copa, ao turismo e ao esporte, como bem demonstrou a candidatura do Rio em sua apresentação na Dinamarca.

Este trabalho deve ser compartilhado entre os diferentes responsáveis dos setores público e privado, do País e das cidades. É absolutamente necessário um conteúdo em comum para se garantir a melhor comunicação possível.

Turismo e Copa, um evento que se não existisse deveríamos inventar

Segundo pesquisas feitas para a Copa 2014 e consideradas no Plano Aquarela, de Marketing Turístico Internacional do Brasil, estima-se em 500 mil o número de turistas internacionais que vão desembarcar para assistir ao evento. É uma quantidade importante, porém o mais essencial é reconhecer que o Brasil vai ser notícia de grande interesse para mais de 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Se tivermos a capacidade de seduzir e informá-los sobre o Brasil, sobre a sua imensidade continental, sua diversidade natural, sua cultura viva, sua gente e, sobretudo, o profissionalismo e a qualidade da oferta turística, vamos colocá-lo em um novo patamar, para que seja um País ao qual sempre podem voltar, pois há muito o que conhecer e porque é onde o futuro acontece a cada dia.

O Plano Aquarela 2020, que inclui Copa Brasil 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016, considera que assim que for finalizado o evento na África do Sul, em 2010, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, deverá colocar em prática um conjunto de ações nos espaços e nos meios de turismo para superar todos os desafios técnicos já assinalados. A Copa será em 2014, mas as ações de comunicação e de promoção turística devem ser iniciadas assim que o Mundial deste ano acabar.

Depois, deverá se manter uma atividade média durante dois anos. No momento em que se finalizarem os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, se iniciam os quatro anos mais importantes da história do Brasil na mídia. A hora do Brasil no mundo!

No turismo há experiência e expertise do trabalho internacional, e o apoio vai ser muito importante para lograr o sucesso esportivo e de imagem-País.

Já temos a mídia a nosso favor – o desafio agora é a mensagem!

O gol mais bonito de que me lembro? Romário, Ronaldo e Ronaldinho fizeram alguns maravilhosos, mas para mim o de Messi, com o Barça, na final da Champions 2009, contra o Manchester United, foi a demonstração da qualidade dos baixinhos do Barcelona, grande espetáculo!


Josep Chias é catalão e torcedor do Barça, “o melhor time do mundo”. Doutor em Ciências de Gestão e master em Administração, é engenheiro, palestrante, autor de livros, professor e considerado uma das principais referências mundiais em marketing turístico e público. É presidente da Chias Marketing Ltda., empresa brasileira de consultoria.



www.copa2014.turismo.gov.br